A administração de compras ou gestão de compras é a atividade responsável pela
aquisição de materiais e matérias primas dentro da empresa de acordo com as
políticas específicas a cada organização, incluindo os cálculos relacionados à
despesa com estocagem e depreciação, análise dos sistemas de custeio e avaliação
das instalações. Parte essencial no processo de suprimentos, a administração de
compras possibilita um melhor aproveitamento dos recursos disponíveis na
empresa evitandose gastos desnecessários com a aquisição de materiais,
depreciação e estocagem. Cabe ao administrador de compras planejarem as
aquisições de forma a realizálas no tempo correto, na quantidade certa e verificar
se recebeu efetivamente o que foi adquirido, além de trabalhar o desenvolvimento
de fornecedores. Para isso o administrador deverá manter um fluxo contínuo de
suprimentos de modo a atender a demanda da produção evitando excedente, que
podem gerar custos, e gerando um mínimo de investimentos a fim de não afetar a
operacionalidade da empresa. Caberá ao profissional ainda administrar os
contratos com os fornecedores e realizar as negociações de forma justa e honesta,
garantindo sempre as melhores condições para a empresa, principalmente no que
se refere às condições de pagamento equilibrando preço, prazo e qualidade. Desta
forma, a empresa terá garantidos o aumento em sua produtividade, pois não
haverá o problema de falta de materiais e perda de prazos, além de realizar
compras com o menor custo possível impactando diretamente no faturamento
final da organização. Existem inúmeros softwares e ferramentas operacionais que
podem auxiliar o administrador de compras na sua tarefa de manter um cadastro
atualizado dos fornecedores e um fluxo confiável de matérias primas e materiais.
O administrador de compras geralmente possui formação em administração ou
logística e acaba se especializando na área através de cursos livres que podem ser
feitos até mesmo online.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
INTEGRANTES DO GRUPO
Esse blog foi criado com objetivo dinâmico pedagógico, pelas alunas ANA LAURA GALIOTTO, GABRIELY MIRANDA SILVA, JESSICA APARECIDA E STH...
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjkI7y49mqyioTg2YNDS0THgPeeqM677SfIkesQp_Etz6HoM-pVuKtlLV0_1Q2t4jZ_sJXb1oe5AJjGSMAZm6W7hVPgn5NpR29a_LR06GPYlUAvuDyFisLighRW9t6VRDxNFT_wd464HNs/s320/FB_IMG_1506259320957.jpg)
-
Embalagem Primária: que está em contato direto com o produto. Embalagem Secundária: designada para conter uma ou mais embalagens primárias,...
-
Muitas são as atividades logísticas necessárias para se atender os objetivos acima. Vários autores dividem estas atividades em primárias e...
-
Distribuição representa para a empresa o último passo antes de colocar o produto à venda no mercado. Distribuição é “o conjunto de atividad...
Nenhum comentário:
Postar um comentário