terça-feira, 18 de abril de 2017

A SITUAÇÃO DA MATRIZ BRASILEIRA RODOVIAS

As rodovias são hoje o principal meio de transporte de passageiros e cargas no Brasil. São cerca de 1,7 milhões de quilômetros de estradas, com apenas 13% asfaltados. Pior: entre as pavimentadas, 48,6%se encontram em estado de conservação regular, ruim ou péssimo.
 FERROVIAS A malha ferroviária é menor do que a necessária e tem trechos precários. Quase totalmente privatizada a partir de 1997, os cerca de 30 mil quilômetros de ferrovias praticamente não se alteram há quatro décadas. Atualmente, somente 30% da produção brasileira é transportada sobre trilhos.
HIDROVIAS Dos quase 42 mil quilômetros de rios navegáveis, apenas 22 mil são aproveitados. A expansão da rede depende da compatibilidade entre o destino geográfico dos rios e a direção dos fluxos de carga para transporte. A hidrovia Solimões ‐ Amazonas responde por 77% do transporte hidroviário brasileiro.
PORTOS Os portos estão entre os principais gargalos da matriz. Na ponta das redes rodoviária, ferroviária e fluvial, eles constituem a porta de saída de mais de 90% das exportações e de entrada de insumos industriais. O Brasil necessita ampliar seus portos e docas.
 DUTOS E AEROPORTOS O gasoduto Bolívia‐Brasil é a principal via de transporte de petróleo e gás no país. O transporte aéreo corresponde a menos de 1% da matriz brasileira. O governo federal prioriza a reforma e a modernização de aeroportos como o Galeão ﴾RJ﴿ e Guarulhos ﴾SP﴿. Também recebem investimentos aeroportos ociosos com maior potencial para a intermodalidade, como ao de Viracopos.
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