As rodovias são hoje o principal meio de transporte de passageiros e cargas
no Brasil. São cerca de 1,7 milhões de quilômetros de estradas, com apenas
13% asfaltados. Pior: entre as pavimentadas, 48,6%se encontram em estado
de conservação regular, ruim ou péssimo.
FERROVIAS
A malha ferroviária é menor do que a necessária e tem trechos precários.
Quase totalmente privatizada a partir de 1997, os cerca de 30 mil
quilômetros de ferrovias praticamente não se alteram há quatro décadas.
Atualmente, somente 30% da produção brasileira é transportada sobre
trilhos.
HIDROVIAS
Dos quase 42 mil quilômetros de rios navegáveis, apenas 22 mil são
aproveitados. A expansão da rede depende da compatibilidade entre o
destino geográfico dos rios e a direção dos fluxos de carga para transporte.
A hidrovia Solimões ‐ Amazonas responde por 77% do transporte
hidroviário brasileiro.
PORTOS
Os portos estão entre os principais gargalos da matriz. Na ponta das redes rodoviária,
ferroviária e fluvial, eles constituem a porta de saída de mais de 90% das exportações
e de entrada de insumos industriais. O Brasil necessita ampliar seus portos e docas.
DUTOS E AEROPORTOS
O gasoduto Bolívia‐Brasil é a principal via de transporte de petróleo e gás no país. O
transporte aéreo corresponde a menos de 1% da matriz brasileira. O governo federal
prioriza a reforma e a modernização de aeroportos como o Galeão ﴾RJ﴿ e Guarulhos
﴾SP﴿. Também recebem investimentos aeroportos ociosos com maior potencial para a
intermodalidade, como ao de Viracopos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário