A função básica do recebimento de materiais é assegurar que o produto entregue esteja
em conformidade com as especificações constantes no Pedido de Compra.
Note que o fornecedor, no momento da entrega, é um cliente para o setor de recebimento
da empresa compradora ﴾por mais paradoxal que possa parecer﴿ e, portanto, deve ser
tratado com a deferência apropriada a um cliente.
Assim, procedimentos adequados na portaria da empresa, permitindo a rápida entrada dos
veículos, são necessários para que o recebimento do material se processe sem prejuízo
para nenhuma das partes. Esses procedimentos devem apresentar:
• comunicação eficiente entre portaria e o setor de recebimento;
• pessoal treinado para os procedimentos de entrada de fornecedores na empresa;
• redução, ao mínimo possível, da burocracia para o preenchimento de autorizações de
entrada na empresa;
• capacidade de recebimento adequada ao volume de entrega de materiais pelos
fornecedores, inclusive em períodos de maior demanda, evitando filas e tempo de espera
que os prejudiquem sobremaneira;
• estacionamento adequado para os veículos que estão aguardando a entrada no site
A liberação para o pagamento de materiais ou serviços ocorre após a conferência dos
mesmos.
A conferência pode ser feita na retirada do material no fornecedor, assim como no
recebimento no site.
Todos os materiais devem estar acompanhados dos documentos constantes dos pedidos
de compra, que podem variar de um caso para outro. A Nota Fiscal deve acompanhar todas
as entregas.
Quando o fornecedor entregar os materiais nas Unidades isso deve ser feito na área de
recebimento físico/fiscal. A entrega em outras áreas poderá implicar em extravio ou atrasos
indesejáveis.
Possíveis não‐conformidades poderão ser:
• especificação
• prazo de entrega
• quantidade
• preço
• impostos
• valor do frete
• outros itens específicos
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